Batendo o Mercado – Peter Lynch
Peter Lynch virou uma lenda em Wall Street ao administrar com sucesso o fundo de ações Magellan da Fidelity durante 13 anos, conseguindo tranformar um fundo de ações com patrimônio líquido de US$ 18 milhões em 1977 em um fundo com patrimônio líquido de US$ 14 bilhões quando ele se aposentou em 1991. Neste livro Lynch descreve em detalhes a administração deste fundo, dando várias dicas de como selecionar ações para a compra. Além disso, ele ainda explica o porque de cada uma das recomendações que fez à revista Barron’s no encontro anual da revista em janeiro de 1992.
O estilo de escrever do Lynch é sensacional, ele não esconde nada, nem mesmo que não tinha a menor idéia de como selecionar ações ao começar a gerenciar o fundo Magellan!
O início do livro continha coisas em que eu particularmente não acredito, como a famosa prece “compre ações e esqueça”, só que ao longo do livro vi que o que ele queria dizer não era bem isso: analise a ação e, se ela estiver dentro do critério de compra, compre e esqueça. O método dele é a Análise Fundamentalista, onde o autor se baseia basicamente em analisar o balanço da empresa, conversar com o executivo de relações com os investidores periodicamente e, se possível, visitar pessoalmente as empresas. Aliás, a principal dica do autor é conversar o máximo que possível com as empresas e visitá-las. Assim ele descobre coisas que estão por vir e que não estão ainda refletidas no preço da ação nem no balanço da empresa. Outra dica preciosa é sempre perguntar ao presidente da empresa se há alguma empresa concorrente que esteja fazendo um bom trabalho. Em caso positivo, ele vai correndo analisar tal empresa e normalmente ele descobria que a empresa concorrente era um melhor investimento!
Este foi o primeiro livro de análise fundamentalista que li, visto que eu particularmente prefiro a análise técnica. Mas gostei deste livro, pois o autor explica em detalhes com linguagem muito simples o que você deve procurar no balanço de uma empresa, e não é tão complicado assim. Exemplos é que não faltam no livro.
Apesar de os exemplos do livro estarem desatualizados, visto ser um livro de 1993, vale muito à pena lê-lo se você pretende ler um livro escrito em uma linguagem descontraída sobre análise fundamentalista. É uma boa leitura mesmo para analistas técnicos como eu.
Obs: Li este livro no original em inglês e por isso não tenho como avaliar a qualidade da tradução/adaptação.
Conclusão Final: Recomendado
Ficha Técnica
Título: Batendo o Mercado
Título Original: Beating the Street
Autor: Peter Lynch
Número de Páginas: 368 (português), 336 (inglês)
Link para comprar (em português)
Link para comprar (em inglês)